Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012


FÁBULAS
Os alunos dos 6º anos de nossa escola utilizaram as aulas de informática com o professor Flávio para aprender um pouco mais sobre o gênero fábulas.
    As fábulas pertencem ao grupo de histórias criadas pela tradição oral, juntamente com os contos de fadas, as lendas e os mitos. Elas são do tipo narrativa que se caracterizam pela estrutura simples, são pequenas histórias que têm a intenção de transmitir “lição de moral”, ou seja, refletir sobre concepções de viver. Esta moral da fábula não constitui uma conclusão definitiva. Portanto a moral pode variar de acordo com quem lê a história.

                                                                                                                                                                                                        
 


Estrutura da Fábula:
Histórias curtas – há um conflito nisso, isso resulta numa narrativa resumida;
Diálogo – no que se refere à linguagem, a fábula é objetiva gerando poucas descrições e muitos diálogos;
Personagens – os animais são usados como personagens que representam virtudes, defeitos e características de seres humanos;
Moral – a moral escrita no final da fábula reproduz um provérbio, um dito popular, cujos temas principais são lealdade, generosidade e as virtudes do trabalho.
Após conhecer as características desse gênero, os alunos digitaram e formataram algumas fábulas utilizando os recursos do Microsoft word, após essa fase ilustraram a fábula no paint/Power Point, utilizando recursos dos próprios programas e da internet.






























segunda-feira, 28 de maio de 2012

MOSTRA CULTURAL 2011

Em 2011 o tema de nossa mostra cultural foi "Vida da Nossa Gente", alguns de nossos trabalhos foram expostos na DRE São Mateus, veja  as fotos:







PROJETO MÚSICA II
                A professora de leitura Débora está trabalhando com os alunos do 3º e 4º anos dentro do projeto “Música” de nossa escola, algumas letras composta pela dupla  Claudinho e Buchecha e outras pelo compositor Abdullah.
                A professora trabalha de forma contextualizada, mostrando que existe “funk” com letras respeitosas e com uma história a ser cantada.
                Foi apresentado a biografia de Claudinho e Buchecha e uma reportagem sobre suas vidas até a morte de Claudinho.
                Evidenciamos a importância a importância da utilização do dicionário para a composição das letras, o que foi confirmado na reportagem apresentada pelo Buchecha.
                Houve uma discussão sobre análise do estilo das letras, que é em forma de poema narrativo, o que foi muito proveitoso e rico para a aprendizagem dos alunos.
                Depois disso, a professora passou a música, o que foi uma novidade, pois a maioria dos alunos não conhecia a dupla, os mesmos demonstraram bastante envolvimento com as músicas apresentadas.
                E o que mais gostaram  foi a música ”Fico assim sem você” o que chamou atenção o verso profético de Abdullah:
“Buchecha sem Claudinho
Sou assim sem você”
                Que foi composto antes da morte de Claudinho.
                O objetivo do trabalho foi a leitura de diferentes gêneros e mostrar aos alunos um outro estilo de funk, que não se utiliza de termos vulgares.
                Já com as turmas de 7º e 8º anos, em parceria com a professora Mônica de educação física, trabalhamos as letras das músicas do grupo Legião Urbana.
                Foi apresentado a biografia de Renato Russo e trouxemos a almanaque do rock para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre a história do rock.
                Apresentamos as letras das músicas “Eduardo e Mônica”, “Faroeste Caboclo”, fazendo a leitura, interpretando o texto e refletindo a história e o gênero textual.
                Os alunos demonstraram resistência no início, mas depois participaram ativamente das aulas, inclusive para alguns alunos virou repertório na hora do intervalo.
                Finalizando, os alunos apresentarão a música “Pais e Filhos” no Dia da Família na Escola que ocorrera no mês de Junho.

Confiram os vídeos e áudios das músicas trabalhadas

Nosso Sonho (Claudinho e Buchecha)



 Fico Assim sem Você (Buchecha)


Eduardo e Mônica (Legião Urbana)


Faroeste Caboclo - (Legião Urbana)



 

terça-feira, 15 de maio de 2012

PROJETO "MÚSICA"  -  SALA DE LEITURA

   A professora de leitura Taize está desenvolvendo um belíssimo trabalho com os alunos - dentro do projeto "MÙSICA" de nossa escola utilizando o livro " Um garoto chamado Rorbeto" do autor Gabriel O Pensador.
   A professora leu para os alunos a biografia do autor para conhecimento deste por parte doas alunos dos 7º e 8º anos.
   Houve uma discussão sobre a análise do estilo das letras de Gabriel O Pensador, o que foi muito rico para com o aprendizado e amadurecimento dos alunos.
   Depois disso,  a professora leu o livro "Um garoto chamado Rorbeto" e discutiu o gênero poesia com os alunos.
   A partir disso, foi solicitado aos alunos que lessem livros de poesias e criassem letras de músicas sobre histórias que leram.
   A apresentação das músicas será realizada na sala de leitura no "Dia da Família na escola" que ocorrerá em 16 de junho.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

TERRÁRIO
   No mês de abril, todos os 6º anos da nossa escola sob orientação da professora de Ciências Regina, realizaram um experimento interessante: a construção de um terrário.
   Os alunos se envolveram e participaram com entusiasmo. O terrário é um jardim em um vidro fechado e que se construido adequadamente pode durar anos.
   Os materiais utilizados para o terrário foram: vidro com tampa, areia colorida, pedrinhas de aquário e plantas pequenas com raízes.
   Além de ter sido um trabalho escolar, cada aluno pôde oferecer como um belo presente para os dia das mães.